;

Quem sou eu

Minha foto
Feira de Santana, Bahia, Brazil
Olá galera este blog irá abordar sobre o seguinte tema: Campo elétrico que pode ser entendido como sendo uma entidade física que transmite a todo o espaço a informação da existência de um corpo eletrizado (Q) e, ao colocarmos uma outra carga (q) nesta região, será constatada a existência de uma força F de origem elétrica agindo nesta carga (q). Juntamente com a professora Paquisa Melo aprofundaremos mais sobre o assunto com entrevistas,vídeos, fotos e curiosidades.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

     Atividade Avaliativa da III unidade de Biologia

       Observa-se   que no início da Era Cristã a população humana no planeta era composta  por cerca de 300 milhões de pessoas, já em 1987 alcançou o indíce de cinco bilhões de pessoas sobre o planeta.


      Esse rápido crescimento tem sido possivel graças aos estradionários avanços biotecnológicos que tem modificado atividades humanas desenvolvidas ao longo de séculos  e que permitiram a redução dos indíces de mortalidade eo aumento dos indíces de natalidade no mundo.( Henrique  Quero Polli. Disponível em: http://www.ufv.br/dbg/bioano01/div13.htm. Acesso em :08/set/2009


        Podemos definir Biotecnologia como sendo o conjunto de conhecimento que permite de seres vivos para se obter bens ou assegurar serviços e estes são aplicados na melhoria das atividades desenvolvidas na agricultura, na medicina, no campo da informática, das telecomunicações,etc.


       Nas pesquisas desenvolvidas nesta unidade sobre Biotecnologia, demos destaque aos Alimentos Transgênicos e as Células Tronco. Baseados no que foi pesquisado faça um breve comentário ( de no máximo 10 linhas) sobre a importância destes temas para a sobrevivência das gerações futuras.

26 comentários:

  1. As células tronco, são as que possuem à melhor capacidade de se dividir dando origem a outras células. O principal objetivo, é usá-las para recuperar tecidos danificados e estudar pacientes com doenças genéticas.Os alimentos transgênicos, são produzidos pela transferência de genes de uma espécie para outra, sem efetuar cruzamentos. E espera-se aumento da produtividade, resistência às pragas e qualidade dos itens cultivados; arroz rico em vitaminas, soja com óleo mais saudável e etc.

    Aluna: Leilane de Souza
    N° 24

    ResponderExcluir
  2. As células tronco por serem células que se dividem dando origem a outras células podem se transformar em alguns tecidos do corpo como os ossos por exemplo. Então pode-se afirmar que são sim importantes para a "evolução das futuras gerações", porque pessoas que perderam algum tecido do corpo pode ter esse tecido reconstruído com o uso das células tronco. E é uma esperança de vida para essas pessoas.
    Em relação aos alimentos transgênicos existem algumas dúvidas de que são realmente saudáveis. Por isso pode não ter tanta importancia para as futuras gerações. Os alimentos não modificados geneticamente são com certeza mais saudáveis porque são naturais. Esses sim terão uma enorme importância sempre.


    ALUNA: Marilene Rocha Brandão
    Nº 28

    ResponderExcluir
  3. alguns temas que estão sendo pesquisado hoje,serão de extrema importância para as geracões futuras.As células tronco que com sua rarissíma capacidade de gerar qualquer outro membro do corpo a partir dela,ou seja regeneração de um tecido ou um organismo inteiro...essa descoberta nos garantirá a cura para muitas doenças.E os alimentos trangênicos nos dará a oportunidade de consumir alimentos de melhor qualidade,pois são alimentos com menos fertilizantes e menos agrotóxicos.

    ResponderExcluir
  4. Células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células.Existem vários tipos de células-tronco: 1.Totipotentes-podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;2.Pluripotentes-podem produzir todos os tipos celulares do embrião;3.Multipotentes-podem produzir células de várias linhagens;4. Oligopotentes-podem produzir células dentro de uma única linhagem e 5.Unipotentes-produzem somente um único tipo celular maduro.As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.Quanto aos alimentos trasgênicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contenham material genético, de outros organismos.Esses transgênicos visa a obtenção de caracteristicas especificas por um organismo de interesse.
    Temos então a soja, maçã, abacaxi, Chester entre outros.


    Aluna:Jéssica Santos de Jesus Nº20

    ResponderExcluir
  5. É muito importante lembrar que é por meio da engenharia genética que se produzem alimentos transgênicos (organismos que receberam genes de outras espécies) e as células-tronco. Estas células, por outro lado, podem servir às gerações futuras, ao trazer esperança ao restaurar células de um corpo humano. Já com a manipulação dos transgênicos, pode-se produzir alimentos mais ricos em vitaminas e mais atraentes. Apesar da importância da biotecnologia, há uma polêmica em todas as esferas da sociedade, pois não se sabe quais os reais efeitos na saúde das pessoas nas gerações futuras.

    Fabiana da Silva Oliveira
    Nº10

    ResponderExcluir
  6. Os conjuntos de conhecimentos que permite que se obtenha bens e serviços úteis a humanidade é denominada de Biotecnologia.Por meio das técnicas que a compõem essa ciência pode-se adquirir alimentos trangênicos_ organismos geneticamente modificados,ou seja, que teve introduzido uma ou mais sequências de DNA,de outra espécie ou sequência modificada de DNA da mesma espécie em seu material genético.Através da Biotecnologia è possivel realizar ainda estudos com células-tronco__ células com capacidade de diferenciar-se e constituir diferentes tecidos do organismo e de gerar copias de si mesma.Assim tanto os alimentos trangênicos quanto as células tronco são importantes para as gerações futuras devido as suas potencialidades nutritivas,economica,terapêuticas etc.

    Jéssica Apresentação Costa
    n° 17

    ResponderExcluir
  7. Aluna Jéssica Lorena Daltro

    Biotecnologia a ciência em desenvolvimento, que tem uma grande importância para a sobrevivência da geração futura,atinge vários setores produtivos como por exemplo agricultura plantas transgênicas, no meio ambiente exemplo tratamento do lixo, na pecuária exemplo embriões entre outros setores. Os alimentos trangênicos com suas defesas genéticas apresentam redução do uso de agrotóxicos. É esperado que as células tronco seja um novo tipo de medicina com sua grande capacidade de transformação celular.

    ResponderExcluir
  8. A biotecnologia é uma ciência que esta presente no nosso dia-a-dia, conforme o estudo das células tronco e dos alimentos trangênicos se desenvolve os mesmos vão se tornando fundamentas para sobrevivência das gerações futuras, como por exemplo reduzindo a quantidade de agrotóxicos presentes na plantação conseqüentemente nos alimentos. As células tronco é um assunto bem discutido nos últimos anos, é aparte da evolução das pesquisas do mesmo pode se espera muitas conquistas no campo da ciência. Que trará benefícios a todos nos ne um futuro próximo.


    Aluna: Maria Angelica

    ResponderExcluir
  9. Bem,a tecnologia no campo geral está ajudando o homem a resolver e suprir algumas de suas necessidades.A biotecnologia é uma ciência que agrega várias áreas da tecnologia.Oa alimentos geneticamente modificados,os ditos transgênicos,especialmente para o agricultor está fazendo com que eles economizem em agrotóxicos;sendo sastisfatório para nós consumidores.As celulas-tronco com a íncrivel possibilidade de se dividir em outras células poderá curar muitas pessoas.
    Gean Thiego Coutinho dos Santos N° 12

    ResponderExcluir
  10. A BIOTECNOLOGIA É JUNÇÃO da tecnologia e a biologia, que tenta inovar coisas como os alimentos e outros, sua importância para geração futura é a inovação dos alimentos.
    Células Tronco ou células mães são células que possuem a capacidade de serem divididas dando origem a células semelhantes a células progenitoras, sua importância para gerações futuras é que poderar ajudar pessoas que sofrerem acidentes e ficarem paraliticas e nas doenças hereditarias.
    Alimentos Trangênicos são alimentos geradodos de outros alimentos com recombinações genéticas, seus benefícios para geração futura é que o projeto pode melhorar os alimentos existentes e se eles terem chances de causarem cancer podem ser modificados, e nas laviuras nao precisarar usar tantas pestissidas.
    YURE DE M. FERREIRA 3° 02 Nº38

    ResponderExcluir
  11. Aumentará a melhoria da qualidade de vida do ser humano e diminuirá a degradação do meio ambiente e sendo assim será fundamental para a sobrevivência das geraçoes futuras.A biotecnologia também permitirá na melhoria de qualidade dos alimentos principalmente na produção agricola e também beneficiará as geraçoes futuras na área de medicina no tratamento de doenças e aumentará o desenvolvimento econômico e social.

    ResponderExcluir
  12. Aumentará a melhoria da qualidade de vida do ser humano e diminuirá a degradação do meio ambiente e sendo assim será fundamental para a sobrevivência das geraçoes futuras.A biotecnologia também permitirá na melhoria de qualidade dos alimentos principalmente na produção agricola e também beneficiará as geraçoes futuras na área de medicina no tratamento de doenças e aumentará o desenvolvimento econômico e social.

    Jackeline dos santos souza

    ResponderExcluir
  13. A Biotecnologia usa organismos vivos ou partes deles para a produçâo de bens e servicos,e uma tecnologia baseada na biologia ajudando muito as pessoas com os bens e servicos que ela presta com o avanço que ela vem tendo no futuro ira ajudar muito as garaçoes futuras.
    As Células-tronco também como chamadas de células-mãe podem se dividir e da origem a outras células semelhantes,tem objetivo de recuperar técidos danificados por doençãs e traumas.Esta ajudando muito as pessoas que sofrem com doençãs cardiovasculares,neurodegenarativas,e diabetes.Hoje esta ajudando muito e no futurocom os avanços que vem tendo ira ajudar muito mas.
    Alimentos Trangênicos são organismos que passa por um processo de técnica genética,o alimento sofre modificação em laboratório,e tem importancia muito grande pois ajuda pois ajuda as plantas a resiste a pragas entre outras coisas.
    As Células-tronco,Biotecnologia,e os Alimentos Trangênicos tem muita importancia para os seres vivos hoje e para a geração futura.

    Lilia Rodrigues 3º02

    ResponderExcluir
  14. Anônimo disse...

    A Biologia é baseada no conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos. Como por exemplo: organismos, células, organelas e moleculas.A biotecnologia tem a importância de permite que à Indústria Farmacêutica cultive microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia.
    As células tronco tem a capicidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos. Os alimrntos trangênicos são alimentos cujo o embrião foi modificado em laboratório,um dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às praga (insetos,fungos,vírus,bactérias)e a herbicidas.
    Mais o mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais.

    karine de Oliveira Santos N°22

    ResponderExcluir
  15. Biotecnologia é de grande importância para a sobrevivência de gerações futuras como por exemplo alimentos sem produtos químicos, plantações livre de agrotóxicos. A genética cada vez, mas descobrindo novos caminhos, novas maneiras de tratar doenças, a reprodução de embriões no setor da pecuária. Em fim descobrindo uma nova ciência é como colocadas em beneficio da sociedade.

    Aluna: Arilma Ferreira.

    ResponderExcluir
  16. Novos caminhos estão sendo traçados na ciência, Conscientizando a sociedade que a muito o que se descobrir e aprimorar. Mas como já podemos observa a biotecnologia se faz presente no meio ambiente a exemplo do tratamento de agua,Alimentação a exemplo pães, queijos, picles, Pecuária em embrioes etc. Ou seja Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos.

    Aluna: Debora Rocha

    ResponderExcluir
  17. Biotecnologia tem como formação ciência e tecnologia, conbinação e organismos celulas para obter bens e conhecimentos que serviram para as gerações futuras, a exemplo das celulas tronco com grande capacidade de auto-reprodução, capaz de gerar uma copia identica. Os alimentos trangênicos eliminando os agrotoxicos.

    Aluno: Irlane.

    ResponderExcluir
  18. O objetivo da biotecnologia e aumentar a produtividade e a qualidade de produtos de varios setores: alimenticios, plantações. Com isso aumenta a qualidade de vida da sociedade, então com isso terá uma grande importancia nas gerações futuras.

    Aluna: Jailma Almeida. 3º 02

    ResponderExcluir
  19. Biotecnologia e dividida hoje em dia em varios setores a exemplos da Agricultura: adubo composto, pesticidas, silagem, na Alimentação: proteína unicelular, aditivos, etc. Química: enzimas, metais. Meio Ambiente: recuperação de petróleo, tratamento do lixo. Em fim ja se faz presente em nossas vidas e que será essencial para as gerações futuras.

    Aluna: Jéssica Damasceno.

    ResponderExcluir
  20. Aluno: Wesley Sampaio. 3º 02

    biotecnologia o conjunto de técnicas para a obtenção de produtos ou modificação de produtos. Produtos esses de grande importancia para a sociedade hoje e de amanha. Produtos obtidos através da biotecnologia: Agricultura,Alimentação,Indústria,Medicamentos,Meio ambiente. Celulas tronco assunto dos ultimos anos reprodução de seres identicos.

    ResponderExcluir
  21. O uso da Biotecnologia teve o seu início com os processos fermentativos, hoje em dia o mesmo é aplicada na medicina, quimica, meio ambiente, agritura. Com o avanço dos estudos e biotecnologia avança muito mais e a sociedade se torna dependente dessas escolhas, essa dependencia não e negativa pelo de trazer beneficios como a redução de agrotixos nas plantações e alimentos.

    Aluna: Janaina 3º 02

    ResponderExcluir
  22. Aluna: Roseane Costa dos Santos 3º02

    Bem Sabemos que o avanço tecnologica tem sido a grande problema no mundo, tem sido bastante reconhedido pela midia. No caso da biotecnologia a ciência baseada da tecnologia, os estudo do mesmo estão avançado e totando gerações deependentes desses resultados como por exemplo que espera que no futuro proximo não se utilize mais de alimentos com muito produtos quimicos, plantações sem agrotoxicos, reprodução de genes identicos, sem saber ao certo como a sociedade ira reagir ao receber essas novidades, alimentos totalmente modificados.

    ResponderExcluir
  23. Engenharia Genética ou Biotecnologia manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo. Utilizado hoje muito na sociedade em que vivemos, um assunto que provoca muito estudos, chamado de uma nova ciência. Será de grande importancia para as sobrevivencia das gerações futuras de modo que tera a redução significativa dos produtos quimicos ajudando mas na alimentação das pessoas. As celulas tronco com sua capacidade de auto-replicação, produção de varios tecidos, genetica usada na pecuaria.

    Aluna: Reilane 3º ano 02

    ResponderExcluir
  24. O progresso da biotecnologia está transformando a agricultura e a medicina contribuindo para o avanço da genétíca.As geraçôes futuras poderão contar com uma maior resistência, qualidade e vairiedades de gêneros alimentícios contribuindo para questões socioeconômicas dos Pais. A medicina será beneficiada, pois com o avanço das células tronco doenças que até o momento não possuem cura poderão ser contolada e evitadas.
    Daniel Lima Jordão 3º Ano 02

    ResponderExcluir
  25. Há esperança de que a biotecnologia contribua para a reconsrução de tecidos e órgãos no tratamento de doenças degenerativas. A produção de vacinas a partir das tcnicas de DNA recombinantes e a proução de medicamentos e a proução de medicamentos para doenças que ainda não possuem cura, como a aids.

    Aluna: Taís P. conceição

    ResponderExcluir
  26. Há esperança de que a biotecnologia contribua para a reconstrução de tecidos e órgãos no tratamento de doenças degenerativas. A produção de vacinas a partir das tecnicas de DNA recombinantes e a produção de medicamentos para doenças que aida não possuem cura, como a aids.

    ResponderExcluir